ECOLOGIA GERAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Na natureza, observa-se que o número dos componentes de uma população mantém-se mais ou menos constante. Isso se deve à ação conjunta dos chamados fatores limitantes do crescimento.

 

Sobre esse tema, assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO).

 

(  ) Os predadores exercem um efeito limitante sobre as presas, podendo levá-las à extinção.

(  ) A ausência de um predador natural pode levar uma espécie de presa a superpopulação.

(  ) A predação é uma relação ecológica harmônica, pois tende a se manter em equilíbrio.

(  ) Espécies predadoras apresentam menor taxa de reprodução, e as presas, maior longevidade.

 

 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


V, F, F, V


V, V, F, F


F, V, F, V


F, V, V, F


V, V, V, F

Atualmente, cerca de 1,4 milhão de espécies vivas foram catalogadas. Aproximadamente 750 mil são insetos, 265 mil são plantas e 41 mil são vertebrados. O restante inclui invertebrados, fungos, algas e microrganismos (BRAGA et al., 2006, p.45).

 

Compreende medidas de proteção da biodiversidade:


Desenvolver medidas preventivas futuras, já que as imediatas não possuem efeito de preservação da biodiversidade.


Encontrar medidas de reduzir o rendimento das pessoas que vivem nas reservas para que se tornem parceiros no uso sustentável.


Concentrar esforços na proteção e restauração de grandes rios, uma vez que os lagos não são ameaçados.


Determinar as áreas marinhas críticas e atribuir-lhes menor prioridade de ação do que nas áreas terrestres.


Manter intactas as florestas primárias remanescentes e cessar a exploração de madeira nessas florestas.      

Segundo a lei da tolerância o que determina a existência, a abundância de uma espécie no ecossistema é o fato de os níveis de um ou mais fatores físicos ou químicos estarem situados na faixa tolerada por aquela espécie. Sobre os fatores limitantes e como eles atuam nas populações, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

 

( ) Os organismos que tenham faixas de tolerância largas para todos os fatores serão provavelmente os mais amplamente distribuídos.

( ) Quando as condições não são ótimas para determinada espécie em relação a um fator ecológico, os limites poderão ser reduzidos para outros fatores ecológicos.

( ) A época de reprodução geralmente é um período crítico quando os fatores ambientais têm maiores probabilidades de serem limitantes.


F, V, V.


F, F, F.            


V, F, F.


V, V, V.


V, F, V.

A produtividade dentro de um ecossistema depende de vários fatores, dentre eles a presença de água, luz, disponibilidade de nutrientes e gás carbônico. A produtividade primária é separada em bruta e líquida. A produtividade primária líquida pode ser definida como:


toda e qualquer relação de troca de energia entre os seres vivos de um ecossistema.


total de biomassa produzida pelas plantas por unidade de área por unidade de tempo.


transferência de energia e de matéria que ocorre entre o meio abiótico e os seres vivos em um determinado ambiente.


produtividade que opera a nível de consumidores secundários, terciários e quaternários e dos decompositores.


a biomassa disponível para os níveis tróficos, após subtração da energia consumida na respiração das plantas da produtividade primária bruta.

No capítulo: Atores da educação socioambiental: políticas públicas, ONGs e o município educador, você aprendeu sobre políticas públicas. Sendo assim, leia atentamente as afirmativas abaixo e indique aquela que se apresenta corretamente.


Podemos concluir que políticas públicas são ações do Estado em áreas sociais relevantes, como os setores de saúde, educação, transportes, moradia, saneamento, dentro outros.


O fato de o Brasil ser um país desenvolvido justifica a não aplicação de políticas públicas em sua base governamental.


No Brasil, as políticas públicas são necessárias devido as enormes desigualdades sociais. Estas políticas partem da esfera municipal e se ramificam até a esfera federal. 


As políticas públicas inclusivas são apenas reflexões sobre a problemática social brasileira, o que não resulta em nenhum resultado, nem mesmo ao resgate da cidadania do povo brasileiro. 


A maioria da população brasileira possui renda fixa considerável, o que permite o acesso aos serviços de educação, saúde, saneamento básico, moradia, transportes, lazer etc.

Observe a figura abaixo:

Relembrando sobre os níveis de organização dos seres vivos e considerando que o círculo representa um bioma, marque a resposta correta:

                        


O quadrado vermelho pode representar uma população e o verde a sua comunidade.


O quadrado vermelho pode representar uma comunidade e o azul o seu ecossistema.


O quadrado azul pode representar um organismo, enquanto o quadrado verde representa uma comunidade.


O quadrado verde pode representar uma comunidade e o azul a sua população.


O quadrado verde pode representar uma população e o azul pode representar a sua comunidade.           

Sobre os biomas brasileiros, analise as afirmativas a seguir e assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):

 

(    ) Biomas florestais se encontram, de modo geral, em regiões tropicais de clima úmido.

(   ) O solo da Floresta Amazônica é pobre, coberto por uma fina camada de húmus rapidamente absorvido pela vegetação.

(   ) O desmatamento da Floresta Amazônica pode iniciar um processo de desertificação em dois a três anos, caso não haja reflorestamento do local.

(  ) Biomas tropicais são caracterizados por conterem grande diversidade de espécies, porém pouco abundantes ou raras.

 

Dê, como resposta, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:


V, F, F, V.


F, V, V, V.


V, V, V, V.


F, V, V, F.


V, F, V, F.

“Um incêndio atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, na região de São Jorge do Patrocínio, no noroeste do Paraná, desde a manhã desta segunda-feira (24/02/2014). A Secretaria Municipal do Meio Ambiente ainda não soube dizer qual é a dimensão do incêndio porque os bombeiros e a equipe de brigadistas do parque estão no local neste momento tentando apagar as chamas. A Secretaria apenas informou que o incêndio é de grandes proporções.”

 

Disponível em: http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2014/02/incendio-atinge-vegetacao-do-parque-nacional-de-ilha-grande-no-parana.html. Acesso em: 13 maio 2016

 

Sabe-se que comunidades vegetais podem permanecer inalteradas por muito tempo ou podem sofrer mudanças, como noticiado acima, através de um incêndio florestal. Um incêndio em uma floresta produz distúrbios nos ambientes, eliminando a comunidade ali antes estabelecida. Porém, aos poucos o ambiente se renova. Sobre este processo de renovação, conhecido como sucessão ecológica, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

 

( ) O crescimento de herbáceas promove sombreamento e retenção de umidade na superfície do solo, propiciando condições melhores para o estabelecimento de plantas menos tolerantes à seca e outras condições adversas.

( ) As espécies clímax estabelecem-se rapidamente no ambiente, seja por dispersão para a área ou através de propágulos que permaneceram no local.

( ) Espécies pioneiras são aquelas que podem germinar na sombra das outras já estabelecidas e conseguem crescer com baixa luminosidade.


V, V, F


F, F, F


V, F, F


F, F, V


V, V, V

Ecossistemas são formados pela interação entre os seres vivos e os elementos físicos que os cerca. Existem diversos tipos de ecossistemas e interações que os formam.

 

A respeito dos ecossistemas, analise as afirmativas a seguir:

 

I – Floresta nativa localizada na região de cerrado, repleta de quedas d'água e animais.

II – Praça arborizada com inúmeras espécies de aves tais como pardais e pombas.

III – Represa construída no interior de um centro urbano com o objetivo de sediar um centro de recreação.

 

Das afirmações feitas, é(são) exemplo(s) de ecossistema(s) antrópico(s):

         


I e III, apenas.


II, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


II e III, apenas.

Os maiores focos de diversidade biológica em nosso planeta encontram-se nas regiões costeiras e nas regiões que abrigam florestas tropicais. A biodiversidade marinha e costeira forma o conjunto mais amplo de biomas do planeta, cobrindo cerca de 71% da superfície terrestre. As regiões costeiras estão entre os ecossistemas naturais mais produtivos (estuários, lagunas, recifes de coral, etc.). A diversidade biológica marinha é comparável às florestas tropicais terrestres (BUCKERIDGE, 2007).

 

A citação acima é de um artigo, disponível no link a seguir, onde o autor traz reflexões sobre mudanças climáticas e biodiversidade. Leia o artigo e, em seguida, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO.

 

http://www.multiciencia.unicamp.br/artigos_08/a_05_8.pdf

 

I - Durante milhões de anos, diariamente, nosso planeta tem sido varrido por pulsos de luz solar que aquecem a sua superfície e, consequentemente, os gases em sua atmosfera.

II - Ao longo do tempo geológico os organismos vivos passam por períodos de grandes mudanças que afetam populações inteiras, mas fenômenos naturais não causam extinção de espécies.

III - O aumento nos gases do efeito estufa provoca mudanças ambientais muito rápidas, mas não afeta os ecossistemas marinhos, já que estes são mais adaptados às mudanças de temperatura.

IV - As mudanças climáticas ocorrem apenas em decorrência das atividades antrópicas, logo várias espécies não conseguem migrar com rapidez suficiente para encontrar um ambiente adequado para a sua adaptação.

V - O principal mecanismo de perda de diversidade biológica seria a perda de diversos tipos de hábitat, gerada pelo desaparecimento de certas espécies e consequentemente de várias das espécies associadas à primeira.

 

Está (ão) correta (s):

                   


Apenas II e IV.


Apenas III e V.


Apenas II, IV e V.


Apenas II, III e IV.


Apenas I e V.

Páginas: 12345678